Reserve na Casa Turquesa no Twitter!

Siga-nos

Encontre-nos no FacebookEncontre-nos no Facebook
Rua Doutor Pereira, 50
Centro Histórico - Paraty - RJ
Tel.: (24) 3371-1037
ctparaty@casaturquesa.com.br

Fotos: André Azevedo
Desenvolvimento: PWI
Dicas de Paraty (Parati)- RJ. O que fazer em Paraty. Dicas da Casa

DICAS DA CASA

Mágico e bucólico. É assim que vejo Paraty. As ruas da cidade são calmas e, sem pressa, podemos observar cada detalhe de sua arquitetura. No final da tarde, é lindo assistir ao show das andorinhas sobre a cúpula da Igreja de Santa Rita ou acordar cedinho, e ver a cidade despertando. Sempre me pego imaginando a cara dos portugueses, que, em 1502, pleno verão, entraram na baía da Ilha Grande e viram todo esse verde caindo em um mar também verde. Naquela época, ainda não existiam as casinhas de muro branco, com suas portas e janelas coloridas, e as ruas de pé-de-moleque (tipo de pedra colocada no chão), o toque final do fascínio de Paraty.

Mas Paraty não é só o Centro Histórico. A cidade oferece também prazeres como tomar um banho em uma de suas inúmeras e lindas cachoeiras em um dia de calor, caminhar no final da tarde pela beira rio e ir até a praia do Jabaquara ou degustar uma deliciosa comida franca mineira em meio a Mata Atlântica! Paraty é pegar um barco (pode ser uma baleeira, um saveiro, uma lancha...) e sair para mergulhar em uma das enseadas de sua enorme e bela baía. Ou pegar jacaré nas ondas da praia da Trindade e caminhar até a piscina natural do Cachadaço (evite fazer isso na alta temporada, você vai se assustar com a quantidade de gente). E que tal alugar uma bike e pedalar pela beira–rio?

São tantas as belezas e as possibilidades que eu ficaria horas falando dessa cidade mágica. Usem e abusem das dicas, aproveitem a Casa Turquesa e, claro, divirtam-se em Paraty! Nossa recepção pode ajudá-los em todas as reservas!

Dicas

Venha à Paraty sempre, cada estação tem seu charme. Mas o melhor é na baixa temporada, de abril a agosto. O clima é bem gostoso: seco, quentinho de dia e fresquinho a noite e a cidade é só sua!

Mulheres: tragam sempre um tênis, havaianas e rasteirinhas... As ruas de pé de moleque não foram feitas para salto alto e muito menos o agulha!!!

De dia...

  • Passear de barco É IMPERDIVEL. A paisagem é de tirar o fôlego. Vou ser sincera: com sol tudo é mais bonito, mas acredite até em baixo de muita chuva essa baia é demais!O verde da mata caindo sobre a água é único... Temos nosso saveiro Espelho d´Água que é uma graça e você pode solicitá-lo na recepção. Também podemos conseguir algum outro tipo de embarcação de sua escolha. O importante é não deixar de navegar pela baia.
  • Parar na ilha do Catimbau ou no restaurante do Hiltinho são ótimas opções para o almoço!
  • Outro programa gostoso é subir até o Le Gîte para um bom banho de cachoeira antes de almoçar. Chegando lá, vá conhecer a Valeria e o Olivier, os dois chefs e donos do local. Enquanto eles preparam aquela comida "franco- mineira" deliciosa, você fica se refrescando na cachoeira, o que no verão é um alivio! Jantar no le Gite também é uma delicia , mas chegue no final da tarde para poder ver o lugar e até fazer uma sauna no pé da cachoeira antes de se sentar à mesa ... (caipirinha de pitanga, couvert da casa feito com pãezinhos "fait Maison" e pasteizinhos divinos, ceviche - o melhor do mundo! - e ravióli de taioba são meus pratos preferidos!).
  • Se você é um adepto do mergulho ou morre de vontade de experimentar, as águas da baía de Paraty são perfeitas... Com pouca sorte você poderá ver inúmeros peixes, estrelas do mar, tartarugas e arraias. Rodrigo e Renato da operadora Big- Una Dive são excelentes (e pacientes) profissionais que vão levar você à uma viagem incrível às profundezas do mar!
  • Receber uma massagem é sempre um prazer. Podemos pedir a uma de nossas massagistas vir ao seu quarto o que será um relaxamento total, pois ela vai sair de mansinho e deixar você sem nem mesmo perceber. Um programa gostoso e mais completo é ir ao SPA SHAMBALA. Hans e Priscila tiveram essa feliz idéia de criar um espaço bonito e agradável onde se encontram varias sugestões de puro prazer... que tal uma esfoliação a base de coco ralado seguido de um banho de ofurô e terminar com uma deliciosa massagem ? Ótima opção para dias chuvosos. Peça o cardápio na recepção do hotel e deleite-se!
  • Se você gosta de caminhar e não tem medo de subida uma excursão pelo saco do Mamangua por terra e mar é muito legal . Você anda de barco, de caiaque e caminha ( ou melhor escala ! ) o pico pra ter aquela vista espetacular !
  • E tem mais: passeios a cavalo, caiaque, city tour, jeep tour... Informe-se!

À noite...

  • Meu restaurante preferido ainda é mesmo o Punto di Vino... As pizzas ,as massas (tem o melhor spaguetti ao vongôle que já provei no mundo!) e os carpaccios são deliciosos e os peixes também, sempre fresquinhos. A atmosfera do local é ótima, sempre tem gente conhecida, música boa...
    End.: Rua Marechal Deodoro - 129 - Centro Histórico - Praça da Matriz - Tel.: (24) 3371-1348. Não aceita reservas.
  • Mas temos novidades muito boas neste ano de 2011 que valem a pena:
    -O Mariah tem uma localização super bacana no centro histórico ,de frente para o mar dentro de uma bela casa e oferece um menu diferente a cada dia com entrada e prato principal . Cozinha especializada em cortes especiais de carne , peixes e verdurar orgânicas. Tudo muito gostoso .
    -Restaurante Pippo , mesmo dono do Punto Divino , propõe uma comida italiana bem mediterrânea num cenário mais sofisticado. A salada de polvo é imperdível.
  • Uma cozinha caiçara imperdível é no Banana da Terra. Mais sofisticada e muito bem elaborada pela chef Ana Bueno que esta sempre renovando o cardápio . Uma boa pedida é o menu degustação , assim você prova um pouquinho de tudo .O local tem uma adega que oferece boa variedade de vinhos. End.: Rua Samuel Costa, 198. Tel.:(24)33711725. Aceita reservas.
  • Outra opção de comida caiçara é no Refúgio, (em frente à Casa Turquesa). . Não deixe de provar o famoso camarão casadinho, típico de Paraty e o bacalhau do mestre Pito.
  • Vontade de Moqueca??? Restaurante Arpoador. O lugar é pequeno sem muita pretensão, mas sem sombra de duvidas a melhor moqueca da cidade . O Fernando se aperfeiçoou no assunto então que seja de camarão siri ou peixe são todas deliciosas. O camarão casadinho dele também é muito gostoso!
    End.: Rua da Matriz - Centro Histórico. Tel: (24) 3371.3202
  • Gosta de cozinhar? Que tal participar do jantar demonstrativo da mineira Yara? No Atelier de cozinha e outros prazeres ela escolhe uma região do Brasil, prepara um menu e faz um show. Além de você sair de lá sabendo cozinhar tudo, ainda vai passar uma noite super gostosa. Mas reserve antes pois o local é pequeno. Com um grupo de amigos pode ser uma boa pedida. Reserva antecipada na recepção.
    End: Rua Dona Geralda, 288. Tel: (24) 3371-6468.
  • Uma comida super diferente e saborosa: Casa Do Fogo, tudo flambado na nossa famosa cachaça.Risoto de goiaba com camarões e legumes crocantes... uhummmmm delicia !
  • Para um happy hour você pode escolher o bar da Casa Turquesa e pedir um “dry da casa” ou a caipirinha de kiwi do nosso barmen Ramon, acompanhado de uma casquinha de siri ou um cevice de salmão com frutas cítricas.
  • Se você quer só uma pizza... A Pizzaria da Cidade é o lugar ! Ambiente normal , mas você não se decepcionará com as pizzas . Uma variedade de azeites de varios países completam o sabor . Rua do Comercio - Centro Histórico
  • Alejandra uma ex-fotógrafa do time argentino Boca Juniors prepara empanadas "riquíssimas” ... receitas de su abuela!!! Lugar...Diríamos original. Rua Dona Geralda, á alguns passos do Teatro espaço.
    End: Rua Dona Geralda, 327. Tel: (24) 3371-1575.
  • Para bem tarde da noite , um bar local ( bem local mesmo! ) é o’Dinho´s bar ‘Divertido pela diversidade do publico!Tambem o Paraty 33 tem boa música e é ótimo para dançar. E, claro, não deixe de assistir ao Teatro de Bonecos no Teatro Espaço. Raquel e Marcos dão vida a eles sob a direção do próprio Marcos Riba. Imperdível.
    Espetáculos todas as 4º e sábados as 21hs. As 6º feiras, durante a temporada, também tem sessões. Reservas na recepção.

Durante o dia ou a noite

  • Flanar pelas ruas da cidade já é uma visita, mas não deixe de entrar na Igreja de Santa Rita, onde fica o Museu de Arte Sagrada, e na Casa da Cultura, para visitar a exposição permanente (depois tomar um café na cafeteria cultural lendo um bom livro que você pode encontrar na livraria da casa),... Uma caminhada até o Morro do Forte também vale. A vista lá de cima é linda!
    Se você é curioso e quer saber mais, um City Tour é sempre interessante. Pode contratá-lo na recepção.
    E, claro, tem aquele monte de lojinhas, galerias, cafés, sorveterias.
  • Se gostar de uma cachaça, pode visitar alguns dos alambiques que ficam fora da cidade. O da Maria Isabel é muito bacana.Enfim, inúmeras coisas para preencher seus dias na cidade!
  • Durante o ano temos festivais bem diversificados que valhem a visita :

    FLIP-festa literária internacional (normalmente acontece na 1º semana de julho). Momento imperdivel para interagir com autores e leitores.

    Paraty em foco para quem gosto de fotografia. Acontecem vários workshops,palestras e outros tantos eventos interessantes em Paraty. Todos, bons pretextos para visitar a cidade. (setembro)

    Festival internacional de jazz -Bourbon Festival musica de excelente qualidade !(junho)

    Festival internacional de musica latina : idem com outro ritmo alias muito bom para “bailar”

Minhas compras no Centro Histórico...

Livraria:

  • Livraria de Paraty(casa da cultura e rua da praia)

Ateliers preferidos:

  • Atelier arte Naif – Tiacho Baenninger
  • Atelier Pedro Malvão
  • Atelier Patricia Sada
  • Atelier Bananal
  • Atelier Renata Rosa

Artesanato, decoração e antiguidade:

  • Armazém Paraty
  • Arte Brasil
  • Tramas e Fios
  • Do lixo ao luxo

Boutiques:

  • Boutique da Casa (claro !!)
  • Richards
  • Mata Atlântica
  • Dona Z
  • Talismã
  • Ave Maria
  • Tangerina
  • Querubim